Como se faz: Buttercream Merengue Suiço

[Receita: Buttercream Merengue Suiço]

Quem tem uma queda pela confeitaria americana (e inglesa) já se deparou com o clássico buttercream: creme de manteiga batido com açúcar e geralmente saborizado com baunilha.

É sem dúvida nenhum uma das bases da confeitaria mais fáceis de serem feitas, porém é selo 100% Gordice. Afinal, estou comendo manteiga doce, basicamente. Isso ainda me causa uma grande aflição existencial.

E os gringos adoram isso! Sem falar quando é feito com gordura vegetal… mais aflições ainda. Se você tem as mesmas questões existenciais , esta versão do Buttercream Merengue Suiço pode ajudar.

Assim, continua tendo uma quantidade questionável de manteiga. Mas vai menos, além do açúcar. Fica na medida certa o dulçor. O merengue suiço dá aquela leveza, fica um creme bem fofinho e super versátil para ser saborizado com o que desejar.

Na receita tem várias dicas e pulos do gato para não errar, leia tudinho!

 Buttercream Merengue Suiço

Buttercream com Merengue Suiço

  • Pré-preparo: ~15 minutos
  • Tempo de execução: ~25 minutos
  • Rendimento: ~400g

Ingredientes

  • 03 claras (~90g)
  • 150g açúcar refinado
  • 200g manteiga sem sal cortada em cubos semi-gelada (vide observação)
  • 5mL extrato de baunilha OU 1-2mL essência

Modo

  1. Num panela bem limpa misturar claras e açúcar.
  2. Levar ao fogo baixo e mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa é feita, tradicionalmente, em banho-maria. Pode ser feita também caso esteja com receio.
  3. Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também. Demora cerca 2-3 minutos.
  4. Transfira para a tigela da batedeira, bater com batedor arame em velocidade alta por cerca de 10-15 minutos até a mistura esfriar. Sério, de verdade.
  5. Quando estiver mais frio ao toque, acrescentar a manteiga aos poucos. Praticamente nos momentos finais que vira mesmo buttercream. No começo pode parecer que ficou mole demais. Junte a baunilha.
  6. Buttercream pode ser saborizado com outras essências e tingidos também. Na geladeira irá endurecer, é normal. Para utilizar deve esperar atingir a temperatura ambiente.

Observação
Manteiga: em muitas receitas é indicado usar em temperatura ambiente, porém no Brasil por ser quente e a manteiga ter mais água isso pode ser um problema. Se o dia estiver quente: corte em cubos e retorne a geladeira, ela deve estar maleável, porém não dura. Ao toque deve sentir gelada/fria, mas se apertar consegue modelar.
Dia quente: se estiver muito quente ou morar num lugar assim, bolsas de compressa congeladas em volta da tigela ajudam a dimiuir a temperatura. Recomendado que a tigela seja de metal.
Cor: dependendo da manteiga o buttercream ficará num tom amarelado, é a cor da gordura. Isso é natural. Algumas receitas gringas ficam super brancas porque usam gordura vegetal que é branco.
Quantidade: duas receitas é o suficiente-raspando para rechear e cobrir um bolo de 3 camadas com 15cm (diametro) e ~10cm (altura total). Por precaução faria 3 receitas.
Sabor: dá pra colocar, limão, laranja, chocolate/cacau, café concentrado… o ideal que não tenha muita água. Como é quase só gordura, lembra? Água e óleo não se misturam.
Corante: prefira corante em gel por serem mais forte e concentrados. Os líquidos terão o mesmo problema que os sabores a base de água.
Armazenamento: apesar de durar bem, vale lembrar que há claras “semi-cozidas” no preparo. O tempo e temperatura no fogo ou no banho-maria não é suficiente para cozinhar as claras. Caso congele, deixar voltar a temperatura ambiente antes de usar, se não estiver mais fofinho só bater novamente por alguns minutos na batedeira.

Buttercream Merengue Suiço no Bolo

Confira o artigo em: Como se faz: Buttercream Merengue Suiço via PratoFundo.

Não esqueça de seguir a gente, hein?
Youtube | Facebook | Instagram | Twitter | Google+



from PratoFundo http://ift.tt/1Pn4gjc
via IFTTT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

B2B Marketing News: B2B Buying Disconnect Study, Google’s SERP Video Carousels, B2B Event ROI Data, & Instagram’s New Story Reactions

Trust Factors: How Best Answer Content Fuels Brand Credibility

How to Know If Your Content Marketing Just Isn’t Working