Mais importante do que criar um Content Guide é evangelizar as pessoas que vão consumi-lo

Group of people talking

Quando cheguei aqui no Gympass, criar texto era um trabalho de todos. Mas quando alguma coisa é responsa de todo mundo, no final das contas, ela não é de ninguém.

Faltava bastante coisa: desde uma voz clara à consistência do conteúdo em todas as interfaces com a nossa audiência. E um texto sem consistência é um texto sem credibilidade.

Mas, apesar das dores, estava muito claro o que precisava ser feito. Sabe aquele papo de que um prédio não para em pé sem estruturas fortes? Neste caso a lógica é a mesma.

Nosso Content Guide surgiu em meio a um furacão. A prioridade do time era liberar um monte de tela. A minha, liberar um monte de tela e um guide ao mesmo tempo. E tudo bem se eu precisasse fazer umas horinhas extras pra isso. O ganho de tempo lá na frente tava garantido!

O guide era tipo o primeiro pilar pra estruturar a área. Sem ele, não seria possível cobrar nada de ninguém.

Algumas noites em claro depois, ele ficou pronto e foi lançado pra empresa toda. E eu quase chorei de emoção. Tinha parido um bebê. E era grande, hein? Quase 20 páginas de texto corrido, coisa mais linda. Maaaaaas, como nem tudo são flores, não é todo mundo que vai ler essa porrada de texto com a mesma paixão que eu.

Beleza, e agora? Hora de evangelizar geral. E essa, pra mim, é a parte mais legal de todo trabalho.

Eu precisava que todo mundo aqui dentro comprasse a ideia de usar um guide no dia a dia pra escrever qualquer texto dentro do produto. E não importava se era um texto de 1 linha ou 15.

O primeiro passo foi criar uma apresentação diluída do material e rodar com as diferentes áreas da empresa, pra deixar todo mundo a par do que tava rolando. Era uma puta mudança. Agora, escrever se tornaria algo formalizado e baseado num documento. Eu precisava que todo mundo soubesse disso.

Depois desse primeiro momento, apesar dos esforços, muita coisa continuava saindo de um jeito mambembe. O esforço de ler e interpretar um documento enorme ainda tava lá.

Aí veio a dúvida: como eu facilito a vida da galera na hora de consumir esse conteúdo?

E 2 novas ideias surgiram:

  • Writing Tips, dicas escrita semanais, baseadas no guide e layoutadas em formato de card, enviadas por Slack no canal em que a empresa toda está conectada. Por que isso é legal? Porque é um jeito lúdico e extremamente simples de mostrar a importância do conteúdo e ajudar o time a consumir uma informação complexa. 1 dica por semana, 4 dicas por mês, e assim sucessivamente, todo mundo aproveita esse momento pra se atualizar de alguma coisinha. Os feedbacks são apaixonantes, de verdade!
Alguns exemplos das Writing Tips
  • Treinamentos para o CX. Quem é mais vitrine da nossa marca que o time de atendimento? Não tem! Eles tão o tempo todo falando com o cliente e dando a cara a tapa. E, tudo isso, em nome da nossa empresa, e não como pessoas físicas. É a voz do Gympass! Por isso, foi super importante tirarmos um tempo para adaptar nosso guide à rotina deles e criar uma versão específica, com treinamento dedicado. O mais legal é que hoje, os próprios atendentes nos avisam quando tem algo fora do guide dando problema com o cliente.
Treinamento para o time de CX na Europa
Livro Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno

No livro Preconceito Linguístico, Marcos Bagno diz que “não podemos cair no erro dos gramáticos tradicionais de estudar a língua como algo morto sem levar em consideração as pessoas vivas que a falam”. Inclusive, fica a indicação! Todo mundo que trabalha com linguagem vai aproveitar muito esse livro. É absolutamente maravilhoso.

Essa afirmação do Bagno também vale pra uma empresa construindo seus materiais de linguagem. Temos nosso jeito particular de falar e nossos materiais são constantemente revistos e atualizados porque são vivos. Todo mundo aqui dentro já super comprou essa ideia e, olha que legal, até o time de segurança vira e mexe nos procura pra colocar algum comunicado na voz do Gympass.

Aaaacho que isso é sinal de que estamos no caminho certo :)


Mais importante do que criar um Content Guide é evangelizar as pessoas que vão consumi-lo was originally published in UX Collective 🇧🇷 on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.



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Comentários

  1. Boa tarde. Esse artigo foi publicado por mim, no medium. Vcs podem adicionar os créditos, por gentileza? Obrigada.

    Segue link: https://brasil.uxdesign.cc/mais-importante-do-que-criar-um-content-guide-%C3%A9-evangelizar-as-pessoas-que-v%C3%A3o-consumi-lo-3f5c9bd40f31

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