UX – Como identificar o comportamento do usuário?

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Quando iniciamos um projeto de UX, não adianta criarmos nossas interfaces a revelia, precisamos inicialmente absorver o comportamento dos usuários que acessam aquela plataforma de interação, para decidirmos quais e se as mudanças planejadas poderão surtir algum efeito. Para tanto, existem uma série de ferramentas que podem ajudar seu time a entender melhor o comportamento do usuário.

Abaixo, confira algumas dessas ferramentas e dicas sobre como absorver ao máximo esses comportamentos do usuário.

Primeira dica: Mapa de calor

Geralmente quando os serviços de um profissional ( UX ) é solicito é porque o cliente está encontrando alguns problema relacionado a navegação, comportamento do usuário, conversão entre outras uma maneira inicial para identificar como o usuário está realizando a navegação na página do seu cliente é por intermédio de um programa chamado heatmap ( é um mapa de calor ), com ele você vai conseguir identificar com mais facilidade onde exatamente está sendo feito a navegação do site, lembrando que estamos tratando de um site que já recebe tráfego e portanto cliques.

Veja um exemplo abaixo. Com algo assim, você consegue saber se aquele link de fato está sendo eficaz ou se a estrutura como todo é funcional.

Heatmap-Eye

Segunda dica: Google Analytics

Todos sabemos que o GA é uma fonte imensa de informações importantes sobre o comportamento do usuário, uma das funcionalidades que indicam com clareza a navegação do usuário  é o chamado “fluxo de comportamento” localizado no menu lateral esquerdo no setor de “Comportamento”.

Com ele você consegue entender todo fluxo de navegação do usuário, ele é muito flexível e mostra por quais meios o usuário está chegando até a sua página, é realizado uma divisão de interação e assim você vai conseguir ver as páginas que esse grupo de usuário navega, quantidade de acesso nessa página entre outras funcionalidades.

analytics-3

Terceira dica: Mapa de Navegação

Faça um mapeamento de todo site, assim você vai entender de forma mais “macro” como é seu funcionamento se existe links desnecessário e como cada página está sendo ligada.

Isso é muito importante e influência muito em questões de SEO, uma das ferramentas que gosto muito de usar é o  Mindmup, com ele consigo fazer todo o mapeamento necessário de forma muito dinâmica.

Segue exemplo:

My-mins-map-at-MinMup

Última dica: SEO

Procure saber que tipo de estrutura de SEO é mais adequada para o seu segmento seja ele um e-commerce, site institucional ou um marketplace, isso é importante pois devemos considerar a estrutura da plataforma já com essas informações do contrário a concorrência já vai estar na frente.

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Este artigo foi escrito por Thiago Reges.

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