A Amazon Web Services (AWS) quer mover dados de empresas e corporações de um datacenter para sua nuvem de servidores usando… um caminhão com um container cheio de discos rígidos. Chamado AWS Snowmobile, o caminhão armazena 100 petabytes (!) de dados.
O Snowmobile entrou no final do keynote de Andy Jassy, CEO da AWS, na abertura do re:Invent hoje, em Las Vegas. Parecia piada – afinal, um caminhão gigante entrando ao lado do palco, mas é real.
A ideia por trás do Snowmobile é estacionar o caminhão ao lado de um data center, conectar a fibra óptica e fazer o backup de tudo, para que a empresa desative seu data center e passe a usar os serviços de nuvem da AWS. O equipamento é seguro (com um guardinha no pacote), protegido contra intempéries, monitorado por GPS e com refrigeração interna.
E pra que um caminhão-HD gigante? A resposta é velocidade de transferência de dados – com capacidade de enviar 1 terabyte por segundo em múltiplas conexões de 40 Gb/segundo, dá para “encher” o Snowmobile em dez dias. Se fosse feita por uma conexão direta à internet, a mesma operação poderia durar meses. A AWS não passou ideia de preço nem quantos Snowmobiles vão rodar pelos Estados Unidos, mas o serviço já está disponível para compra.
Se a verba para transferência de dados estiver curta, também dá para contratar o Snowball Edge, uma versão portátil capaz de armazenar 100 TB de informações que serão transferidas para os serviços de nuvem da AWS.
Disclaimer: Henrique viajou a convite da AWS (fotos de celular e comentários bacanas são todos dele).
Números enormes: Snowmobile, o caminhão de 100 petabytes da AWS foi publicado no ZTOP+ZUMO.
from ZTOP: movido a Zumo http://ift.tt/2fRZ6ot
via IFTTT
Comentários
Enviar um comentário