* Por Fábio Zuppone
Fazer compras pelo smartphone já se tornou hábito para a maioria dos brasileiros. Segundo o levantamento realizado pelo Cuponomia, o número de usuários do mobile commerce cresce, em média, 170% ao ano, frente a um aumento de 50% de consumidores que compram via desktop no mesmo período.
O grande desafio do m-commerce hoje é compreender a melhor forma de preparar o conteúdo da plataforma para otimizar a experiência dos usuários nos dispositivos móveis. E isso vai muito além da criação de um site responsivo, está relacionado com o fluxo e a organização das informações que irão conduzir o usuário à conversão.
Para potencializar os resultados e engajar o público em aplicativos ou plataformas mobile, é importante considerar algumas práticas simples, mas que fazem muita diferença:
Facilite a Navegação
O fluxo de navegação dentro do site precisa ser o mais intuitivo possível. Quanto menor o número de etapas que o usuário tiver que passar para concluir o objetivo, melhor será a experiência dele. Botões de ação como “comprar em um clique”, cumprem bem essa funcionalidade. Certifique-se de que os elementos mais procurados pelos usuários sejam os mais fáceis de ser encontrados no site.
Pense nos diferentes tamanhos de telas
Mais que desenvolver um sistema responsivo para o site, é importante pensar nas mudanças de layout para cada modelo de aparelho, tanto em smartphones com telas menores, de 4 polegadas, por exemplo, como em aparelhos maiores de 5.5’, a posição e a ordem dos elementos do site precisam ser organizadas de diferentes maneiras. Enquadrar de uma forma “automática” o conteúdo no tamanho da tela nem sempre é a melhor solução. O desenvolvimento deve considerar o perfil de usuários do site e o tipo de dispositivo mobile que mais utilizam, para, então, adotar componentes que sejam reconhecidos facilmente por eles.
Deixe o Call to Action visível
Fixar os botões de “adicionar ao carrinho” ou “finalizar pedido” no rodapé ou no topo da página pode ser uma boa estratégia para facilitar a navegação do usuário. É importante que, quando ele quiser visualizar ou concluir o objetivo no site, ele encontre rapidamente o caminho para fazê-lo independente da página que esteja.
Seja Objetivo
Lembre-se que o espaço de visualização do smartphone é bem menor que em um computador, então, o conteúdo não pode ser o mesmo. O processo de tentar traduzir os mesmos elementos da versão desktop para o smartphone nem sempre é o melhor caminho. Uma boa técnica utilizada pelas empresas ao desenvolver um e-commerce é pensar primeiro no mobile. Priorize o que for mais importante nas descrições e componentes do site. No mobile commerce os consumidores não costumam gastar tempo procurando conteúdos, foque no objetivo do usuário.
Acompanhando a evolução das compras por dispositivos móveis e ampla concorrência deste mercado, é possível perceber que o consumidor considera cada detalhe e quanto melhor for a experiência dele na plataforma, maior a chance de que ele volte a fechar negócios e compartilhe a marca com outros usuários.
Fábio Zuppone é Lead Designer e cofundador do Cuponomia, plataforma que reúne cupons de desconto dos principais players de comércio eletrônico do país, e que recentemente iniciou operações no México, Chile e Colômbia.
O post Mobile Commerce: Como melhorar a experiência dos usuários e aumentar conversões apareceu primeiro em Startupi.
from Startupi http://ift.tt/2qBr6DR
via IFTTT
Comentários
Enviar um comentário