PayPal e MindMiners publicam pesquisa sobre perfil e comportamento dos empreendedores brasileiros

Hoje a PayPal - uma das maiores fintechs do mundo - anunciou o lançamento da pesquisa, realizada pela MindMiners, que traça o perfil e o comportamento dos empreendedores brasileiros e dos que ainda querem empreender. A fase de coleta do estudo foi dividida em duas etapas: a primeira, com 300 pessoas que já empreenderam. A segunda, com respondentes que têm vontade de empreender algum dia. Participaram da pesquisa pessoas de todas as partes do país.

O estudo foi realizado entre os dias 31 de agosto e 11 setembro de 2017 e contou com participantes da base exclusiva da MindMiners, empresa especializada em pesquisa digital – reunida na rede social de opinião MeSeems.

"Pesquisas como esta são fundamentais para que possamos conhecer melhor as razões que levam as pessoas a empreender. Como uma companhia que investe constantemente para fortalecer o e-commerce e facilitar a vida de quem compra e vende produtos e serviços, o PayPal  viu com ótimos olhos o fato de sua plataforma de pagamentos eletrônicos ser citada por tantos brasileiros que já fazem parte desse universo", diz Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.

[caption id="attachment_99562" align="aligncenter" width="600"] Thiago Chueiri (esq.), Daniele Almeida e Gustavo Carrer[/caption]

Para Danielle Almeida, gerente de marketing da MindMiners, o objetivo da pesquisa é servir como fonte importante de informação para todos os stakeholders envolvidos com o universo do empreendedorismo."Conhecer os motivos que levam homens e mulheres a investir (ou não) no sonho do próprio negócio é fundamental para que possamos desenvolver soluções mais eficientes e auxiliar esses brasileiros a alcançarem o sucesso. Isso passa pela necessidade de conhecer bem o processo de criação de uma nova empresa, desde a fase da ideia até sua abertura efetiva. Compreender as dores e desafios de cada uma dessas etapas cria uma série de oportunidades para quem deseja atuar junto a esse mercado e contribui para o desenvolvimento de um país economicamente mais dinâmico".

Confira abaixo alguns dos dados mais relevantes do estudo:

Quem já empreende

Dentro dos filtros criados para esta etapa da pesquisa, todos os respondentes deveriam já ter empreendido e ainda possuir um negócio próprio.

[caption id="attachment_99545" align="alignleft" width="1038"] Detalhes da amostra[/caption]

 

Menos da metade dos empreendedores entrevistados possuem sócios em seus negócios. Porém, quando o assunto é encontrar um bom parceiro para tocar o negócio, mais da metade dos entrevistados que já têm empresa (51%) escolheram familiares como sócios, seguidos dos amigos (29%).

De acordo com a pesquisa, o conceito de multicanal vem movendo grande parte dos empreendedores. Cerca de 42% dos entrevistados afirmam ter loja física e online, enquanto 38% dizem ter apenas a versão física e outros 20% apenas a versão virtual.

Quanto ao modelo de negócio, 34% investiram em uma empresa B2C. Já 24% vendem para o varejo; 8% são marketplaces; 7% são B2B; e apenas 3% focam na exportação. Segundo dados do MDIC, em 2016, quase 5 mil empresas exportaram produtos, o que representa um crescimento de 150% em relação ao ano anterior.

19% dos entrevistados afirmam que não investiram nada no início da empresa, e a maioria (39%) diz ter colocado pelo menos R$ 10 mil do próprio bolso. Cerca de 13% investiram entre R$ 11 mil e R$ 20 mil; 12%, entre R$ 21 mil e R$ 50 mil; e 8% entre R$ 101 mil e R$ 500 mil.

Considerando o período entre a idealização da empresa e sua abertura oficial, 56% dos pesquisados pela MindMiners garantiram que o processo levou menos de um ano; outros 21% disseram que levou entre 1 ano e 3 anos; 15%, entre 3 anos e 5 anos; e 8%, mais de cinco anos.

Entre os medos mais recorrentes, ter de fechar a empresa porque ela “não deu certo” é um cenário que assusta 52% dos entrevistados; outros 38% temem não conseguir um investidor para ajudar a alavancar o negócio; e 21% têm medo de entrar em atrito com os sócios e/ou parceiros.

Cerca de 28% dos pesquisados afirmaram que, se recebessem uma boa oferta de emprego, deixariam a empresa própria de lado; outros 43% não abandonariam a empreitada. E 61% concordam que o sucesso do negócio depende deles mesmos – mais do que qualquer outra pessoa envolvida.

Na hora de buscar ajuda externa para tocar a empresa, 51% dizem ter procurado orientação no Sebrae; 21%, na associação do setor de sua atuação; e 20%, em órgãos relacionados ao governo, universidades e faculdades. Incubadoras e aceleradoras representam apenas 10% das respostas.

Os desafios administrativos são discutidos com amigos e familiares (39%), sócios (37%) e com parceiros (30%). Grupos de empreendedores e investidores representam 13% e 17% das respostas, respectivamente.

  Quem ainda quer empreender

A segunda etapa do estudo sobre empreendedorismo foi realizada entre os dias 4 e 9 de setembro de 2017, também com uma base de 300 respondentes, por meio da base exclusiva da MindMiners. Estes nunca empreenderam, mas pretendem abrir o próprio negócio.

Entre aqueles que ainda não se decidiram pela aventura do empreendedorismo, a MindMiners descobriu que 66% pretendem ter negócio próprio para poder ter mais liberdade e autonomia em suas vidas. Dos entrevistados, 61% são homens e a mesma porcentagem tem idade entre 18 e 24 anos, os chamados Millenials.

20% dos futuros empreendedores pensam em criar uma empresa de tecnologia; 17% ainda estão em dúvida sobre o setor de atuação; 11% pensam em abrir um comércio ou um restaurante/bar/lanchonete; e 7% responderam que pretendem abrir uma empresa de engenharia.

51% querem ter loja física, além de um e-commerce; 20% garantem que terão somente espaços físicos; e 10% pensam em empreender apenas no mundo online.

Quando questionados se já têm conhecimento sobre o setor em que pretendem atuar, 52% responderam que não. E 68% ainda não investiram em nenhuma pesquisa de mercado. Este último item é inversamente proporcional quando a pesquisa questionou os já empreendedores: 67% deles investem em pesquisas para conhecer o consumidor.

22% deles dizem ter até R$ 10 mil para investir em um negócio próprio; 44% ainda não sabem quanto terão para gastar; e 9% dizem ter em caixa entre R$ 21 mil e R$ 50 mil para tornar a empresa realidade.

O que mais atrasa a tomada de decisão para abrir o negócio próprio? Para 49%, a falta de capital; outros 18% citam a falta de conhecimento sobre empreendedorismo; 14% dizem não ter tempo; e , por fim, 12% se dizem inseguros para tomar a decisão.

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