Livros para quem quer trabalhar com UX

Tenho dado aulas num curso de extensão na PUC sobre User Experience, voltado a iniciantes. E uma das perguntas que mais aparecem para mim é:

Que livros eu devo ler?

Recomendação de livros é uma coisa séria e delicada. Por isso mesmo, estou criando esse arquivo como uma maneira de indexar livros que eu realmente recomendo — e a razão deles serem recomendados. Agora, pouco a pouco.

Criando uma base crítica

Mais e mais precisamos de conversas inteligentes e informadas. Temos muito instrumental para trabalhar, mas precisamos ser capazes de erguer o sarrafo da discussão. Como? Estudando. :)

Os meios de comunicação como extensões do homem, Marshall McLuhan
A recomendação pode causar espanto, mas quando você entende os meios como extensão do homem — a tecnologia amplificando a capacidade humana- você compreende que tem pouca coisa mais contemporânea e relevante que isso. Quando uma experiência é projetada, o que ela aumenta e o que ela diminui? O que ela sensibiliza e o que ela adormece? E quanto aos meios — exigem muito de nós, ou estão todos completos, preenchidos?

Remediation: Understanding New Media, Jay David Bolter e Richard Grusin
O livro faz uma análise muito boa do que é mídia e como vivemos em um ecossistema de meios que se reinventam continuamente.

Thoughts on Interaction Design, Jon Kolko
O tipo de livro que deveria existir mais — um profissional abrindo seu armário e suas memórias para os outros que trabalham na área. Kolko traz uma boa bagagem de trabalho, conceitos realmente relevantes como os tipos de problemas, e abre um pouco crucial — as interações acontecem ao longo do tempo.

Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar, Samuel Johnson
Um básico quando você quiser entender um pouco, e de forma literal, o caminho das pedras. Memex, Vanevar Bush e outras trívias essenciais do nosso mundo estão aqui.

Design for Dasein: Understanding the Design of Experiences, Thomas Wendt
Alguém levantou a tocha de UX Design e Filosofia. Conectando-se à fenomenologia, Wendt explica todas as questões que circulam o ofício do designer e como este deve ter uma prática sempre informada — nem acadêmica, nem apenas braçal. Obrigatório.

Designing with the mind in mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules, Jeff Johnson
Uma tradução pé no chão de várias questões de projeto. Leitura obrigatória.

Design do dia-a-dia, Donald A. Norman
Um dos livros mais importantes no assunto ainda. O que o torna relevante e atemporal é sua conexão com a psicologia e sua análise que não é baseada (somente) em interfaces, focando em pontos cruciais de interação.

Design emocional, Donald A. Norman
De muitas formas uma continuação do livro anterior, Norman expande o universo da interação e fala das emoções humanas.

Play anything: The Pleasure of Limits, the Uses of Boredom, and the Secret of Games, Ian Bogost
Ian Bogost foi um dos primeiros a levantar a lebre sobre os problemas de gamefication. Neste livro, explora com graça e consequência o poder dos limites e como os mesmos geram a diversão.

Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative Cyberspace, Janet H. Murray
Outra velharia inestimável, questiona como as narrativas se alterariam em frente à hipermídia. Hoje, às portas de VR, faz mais sentido que nunca.

Simple: Conquering the Crisis of Complexity, Alan Siegel & Irene Etzkorn
Um livro recheado de ensinamentos práticos sobre simplificação, e como podemos lutar para tornar projetos mais simples.

On Intelligence: How a New Understanding of the Brain Will Lead to the Creation of Truly Intelligent Machines, Jeff Hawkins & Sandra Blakeslee
Ter um pouco de conhecimento do cérebro humano e de como funciona biologicamente nossa cognição faz todo sentido para UX Designers. Ademais, estabelece uma nota de corte, por assim dizer, em objetos inteligentes.

The Best Interface is No Interface, Golden Krishna
Esse livro não é bem o que parece — um ode à inexistência de interfaces. O que ele é, na verdade, é um convite ao pensamento crítico da necessidade de interfaces e, pior, passos na interação que poderiam ser automatizados ou removidos para criar uma experiência melhor.

Para ter vocabulário

Nem só de conceito vive o homem. A vida é facilitada se temos vocabulário e prática. Por isso, é bom balancear com alguns livros que vão Te dar um corpus pragmático.

Introdução e boas práticas em UX Design, Fabrício Teixeira
Antigamente recomendavam o Não me Faça Pensar como porta de entrada. Agora temos esse. :)

Design Centrado no Usuário: Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis,Travis Lowdermilk
Outro livro básico porém bom que conta por cima o processo. Faltam dicas acionáveis, mas passa por todos os pontos e dá pra ler de uma sentada.

Neuro Web Design: What Makes Them Click?, Susan M. Weischenk, PhD
Na época um livro revolucionário, mas ele dá uma noção sobre nosso cérebro e gatilhos relevantes para os cliques.

Designing Web Navigation: Optimizing the User Experience, James Kalbach
Esse livro é outro ótimo livro para quem está começando. Ele mune o leitor de um repertório de elementos de navegação crucial para conversa, e traz um conceito bem alinhado com algumas coisas do Norman — o usuário que navega e encontra em inconsistências é frequentemente ordenado a parar, avaliar e se reorientar em direção a um objetivo.

Mobile First, Luke Wroblewski
O preceito de Mobile First é questionável, mas é um livro rápido de ler que te dá vários pointers relevantes ainda sobre design mobile.

Web form design: Filling in the Blanks, Luke Wroblewski
Ah, formulários! Eles ainda existem e este outro livro é um baú de recomendações super bacanas e acionáveis de otimização. Esteja você no ecommerce, na intranet ou no internet banking, vale a pena ler.

Content everywhere: Strategy and Structure for Future Ready Content, Sara Wachter-Boettcher
Mobile first? Talvez, mas conteúdo e contexto primeiro sempre. Esse livro te dá o caminho das pedras de como analisar, ordenar e criar sistemas de conteúdo de maneira mais sustentável. É uma visão gerencial de conteúdo que as pessoas — ainda mais conteúdistas de social media — ainda não abraçaram.

The Information Diet: A Case for Conscious Consumption, Clay A. Johnson
Um livro genial que fala sobre composição e organização de conteúdo — uma maneira mais bem informada de informar. Quase um passo a frente e mais pragmático da Arquitetura de Informação do Wurman.

Responsive Design Workflow, Stephen Hay
Todos já ouvimos falar de design responsivo, certo? Esse é um livro/workshop de design responsivo, explicação e prática, que coloca que cada detalhe de interface publicado é um detalhe a mais. Além disso, dá umas noções de HTML e CSS.

Design for Hackers: Reverse Engineering Beauty, David Kadavy
Eu não sou o que se entende por designer, nem de formação e nem de prática. Por isso mesmo, esse livro do Kadavy foi genial. Ele explica muito sobre design e composição de uma maneira acionável e pé no chão.

Visualize This: The FlowingData Guide to Design, Visualization and Statistics, Nathan Yau
Quer um 101 de Visualização de Dados? Esse livro é uma boa. :)

Microinteractions: Designing with Details, Dan Saffer
O pequeno espaço de tela dos mobile devices, mas também a riqueza possível de interações, criou uma nova natureza de design de interface — caem fora as múltiplas telas, e abre-se o espaço para interações pequenas e ricas que guiam e informam. Esse livro é sensacional para desenvolver um repertório mais crítico sobre projetá-las.

Pesquisa e workshops

Tem que fazer, mas tem que pesquisar e alinhar. Por isso recomendo alguns livros.

Observing the User Experience, Second Edition: A Practitioner’s Guide to User Research, Elizabeth Goodman PhD & Mike Kuniavsky & Andrea Moed
Na dúvida, uma pequena e pragmática Bíblia sobre testes com usuários. Explica praticamente tudo que você precisa saber para começar.

Mental Models: Aligning Design Strategy with Human Behavior, Indi Young
Este livro te dá um framework realmente útil de compreender o espaço na cabeça das pessoas, as tarefas e componentes que se interligam. É muito bom pra pensarmos na ideação de produtos e funcionalidades.

Mapping Experiences: A Complete Guide to Creating Value through Journeys, Blueprints, and Diagrams, James Kalbach
Kalbach ataca de novo! Agora, a bola da vez foram diagramas que mapeiam relações e fazem uma consolidação de tudo que acontece para que stakeholders vejam, entendam e tomem decisões.

101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization, Vijay Kumar
Um compêndio de 101 práticas para captura desde cool hunting até organizações de insights, e que nos ajuda a entender que não podemos descrever fatos e tratá-los simplesmente como designs. Compre ontem.

Gamestorming: A Playbook for Innovators, Rulebreakers, and Changemakers, Dave Gray
Outra lista acionável de práticas — muito insumo relevante para usar em workshops. Além disso, tem uma introdução muito boa sobre a natureza de jogos que merece ser valorizada.

The User is Always Right: A Practical Guide to Creating and Using Personas for the Web
Gosta de personas? Hoje em dia tenho ressalvas. Ainda assim, em certas ocasiões reconheço que elas são um importante artifício para quem quer tirar as decisões das mãos do “eu acho”.

Design-whatever

Cansado de ouvir falar dos novos fads de UX Design que são mas não necessariamente são UX? Vamos pegar uns materiais aqui.

Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience, Jeff Gothelf com Josh Seiden
Os princípios lean — menos documentação, mais ação, uma postura quase consultiva — e quase todo o vocabulário que você precisa para sobreviver em uma startup podem ser adquiridos aqui.

Product Design for the Web: Principles of Designing & Releasing Web Products, Randy J. Hunt
Do (então) diretor criativo do Etsy. Muito bom pra quem quer focar em Produto!

Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value, Thomas Lockwood
Vamos falar isso rápido — não gosto do Change By Design da IDEO. Gosto bastante deste aqui, que inclusive fala mais da natureza de design e menos de cases da firma.

Service design: From Insight ro Implementation, Andy Polaine & Lavrans Lovlie & Ben Reason
Um bom e rápido guia de cabo a rabo de service design. :)

Designing the Internet of Things. Adrian McEwen & Hakim Cassimally
Quer uma portinha de entrada pra IoT do nosso lado? Abra esse livro.

E vocês? Quais recomendam?


Livros para quem quer trabalhar com UX was originally published in uxdesign.cc Brasil on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.



from uxdesign.cc Brasil - Medium http://ift.tt/2zDY0Ea
via IFTTT

Comentários