Marcas podem ter seus próprios bancos digitais: entenda!

Marcas podem ter seus próprios bancos digitais: entenda!

Bancos digitais: muito se fala sobre eles hoje em dia e se você ainda não usa alguns serviços, não sabe o que está perdendo. Normalmente, eles significam mais tecnologia, agilidade e menor custo. Mas além de bancos digitais já conhecidos, como Nubank, Neon ou Original, muitas marcas também têm investido em seus próprios modelos financeiros. Eles são confiáveis? Como funcionam?

Conversamos com os executivos Rafael Pimenta e Fernando Oliveira, sócios da BTX Digital, empresa especializada na construção de bancos digitais para negócios e organizações.

Criada em 2018, a ideia para criação da BTX veio da percepção dos sócios de que ainda é pequeno o número de usuários aproveitando as vantagens dos digital banks, por isso decidiram criar bancos digitais com novas fontes de receita que possibilitariam dividir o spread e as taxas com os donos de empresas.

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Marcas que possuem seus próprios bancos digitais

Apenas para você ter ideia, entre algumas marcas que possuem seus próprios bancos digitais estão:

Via Varejo e Casas Bahia: lançou o banQui, um banco digital com todas as funcionalidades oferecidas pelas demais instituições financeiras.

Caras Bank: intitulado o primeiro banco digital dos famosos, o Caras Bank é um projeto construído e operado pela BTX Digital, que conta com um dos maiores programas de cashback do Brasil, com devolução de até 20% do valor das compras realizadas.

– Surf Pay: em parceria com o sistema de celular dos Correios, a conta digital é uma iniciativa que busca atingir uma grande parcela do público brasileiro que deseja ter mais autonomia em saques e depósitos.

– Uzzipay: o projeto começou com o objetivo de contribuir para a conservação dos biomas nacionais, usando o slogan “Você abre uma conta, a gente preserva uma árvore”.

– Pernambucanas: a rede de roupas brasileira foi a primeira a lançar uma conta digital entre as empresas de varejo.

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Confira a conversa com Rafael Pimenta e Fernando Oliveira, da BTX:

O que tem levado empresas a investirem em seus próprios modelos financeiros atualmente?

Rafael Pimenta: Este é um mercado que vem ganhando grande notoriedade devido à aceitação cada vez maior dos usuários por sistemas digitais práticos, rápidos e eficientes. Hoje, dificilmente uma pessoa optaria por enfrentar filas de espera e atendimentos prolongados. Com essa visão, diversas empresas enxergam o potencial deste modelo, que irá expandir o leque de opções bancárias para todas as pessoas do país. Desta forma, viveremos em uma era onde não existirão apenas meia dúzia de instituições financeiras para escolher, mas sim inúmeras oportunidades para aplicar e organizar suas economias.

Poderiam citar alguns exemplos de empresas que têm feito isso e o que isso significa tanto para empresas quanto para seus clientes? Quais as vantagens?

R. P.: Atualmente, a BTX Digital possui mais de meia dúzia de bancos em funcionamento, sendo que outros oito estão em processo de construção. Além do Caras Bank, o primeiro digital bank dos famosos, a empresa lançou recentemente o FunBank, um serviço financeiro exclusivo para os amantes de entretenimento que também oferece análises de fidelidade para os estabelecimentos parceiros. Basicamente, o banco faz uma seleção de clientes em potencial e oferece cupons, vouchers e mimos para aproximá-los dos locais.

A grande vantagem de uma empresa lançar seu próprio banco é a possibilidade da mesma obter outras fontes de renda, controlar seu próprio capital através de uma instituição própria autenticada e ainda evitar taxas bancárias estabelecidas pelos bancos tradicionais.

A BTX é especializada na construção de digital banks. Como funciona? Qual o passo a passo de uma empresa que quer ter algo do tipo? O que vocês avaliam na construção?

R. P.: Todo processo começa a partir do ponto em que fechamos parceria com uma empresa. Neste primeiro momento, dezenas de etapas são iniciadas paralelamente e sincronizadas por uma aplicação inteligente proprietária da BTX Digital. Para que esta produção seja concluída, utilizamos um sistema white label semi-padronizado com inteligência artificial refinada, que otimiza em até 90% o tempo de produção e entrega dos bancos digitais.

Sendo assim, conseguimos entregar tudo o que uma instituição financeira deve oferecer: plataformas online, versão mobile, constituição do negócio, sistema de KYC dos clientes, programas de recompensa e fidelidade, gateway de pagamento, marketplace, soluções financeiras, intranet, extranet, entre outros. Além disso, já damos entrada na solicitação das máquinas POS e cartões, que serão entregues em um curto prazo.

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Vocês foram responsáveis pelos Caras Bank, o “primeiro banco digital dos famosos”, que conta com cashback. Pode contar um pouco mais sobre o projeto e como foi criá-lo?

R. P.: O Caras Bank nasceu com o propósito de atuar como um banco digital completo que disponibiliza centenas de serviços embarcados gradualmente na plataforma. Suas taxas em máquinas POS prometem ser as mais baixas entre os principais players de adquirentes, acirrando ainda mais o mercado.

Quanto ao cartão magnético multifuncional, ele irá operar em conjunto com a conta e poderá ser utilizado nos caixas eletrônicos 24 horas, no mesmo modelo utilizado hoje pelo Banco Original. Além disso, um dos grandes diferenciais do banco será a implementação de um forte sistema de cashback, com cupons, descontos e um retorno de até 20% em compras futuras.

Quais as perspectivas para a empresa no médio e longo prazos? Como enxergam o futuro dos bancos digitais?

R. P.: Constantemente, novas tecnologias surgem no mercado econômico e substituem o modelo de circulação monetária atual. A BTX Digital visa expandir totalmente seus negócios em 2020. Além de lançar sua própria financeira, que atuará com empréstimos para os bancos associados, a empresa deseja levar seu sistema para o mercado internacional, escolhendo o Uruguai como ponto de partida.

------ Este artigo foi escrito por Janaína Gimael. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama



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