Sistemas de design e design de sistemas — qual é a diferença?
Sistemas de design e design de sistemas — qual é a diferença?

Esse artigo faz parte da série de artigos UX Translations. Foi escrito originalmente por Donnie D'Amato via UX Collective e traduzido para português com intenção de ajudar mais designers e alcançar um público ainda maior. Você pode conferir o artigo original no link abaixo:
Design Systems and Systems Design — what’s the difference?
Vários recrutadores já leram no meu currículo sobre minha experiência em Sistemas de Design e me contataram oferecendo empregos. Apenas para descobrir que, na verdade, eles estavam buscando pessoas com experiência em Design de Sistemas. Gostaria de descrever o que são esses tópicos e ajudar as pessoas a entenderem as qualidades de cada um.
Sistemas de Design
Um engenheiro que trabalha num sistema de design geralmente tem algum interesse em design visual e/ou em experiência do usuário. Ele é interessado em cores, tipografia, espaçamento e componentes reutilizáveis. Também tem interesse em ferramentas de design como Sketch ou Figma e como integrar ou aprimorar as ferramentas de product design. Seu trabalho gira em torno de criar módulos para que seus pares possam usar para criar interfaces e experiências rapidamente, mantendo uma aparência consistente. Eles também podem ser responsáveis por programar funcionalidades nos componentes ou criar o framework que ofereça partes para serem usadas facilmente pelos seus pares.
Esses engenheiros geralmente não desenvolvem apps ou funcionalidades e provavelmente não criam wireframes ou fluxos, exceto quando um componente pequeno tem vários estados (ex: seletor de data). Entreteno, é comum que eles auxiliem seus pares a integrar suas entregas e funcionalidades desenvolvidas no sistema macro.
Quando esse tipo de função não existia, esses engenheiros se ocupavam com as funções tradicionais de engenharia front-end.
Mais sobre Sistemas de Design:
Sobre Frontend
A definição de frontend (ou front-end) mudou ao longo dos anos. Antes de JavaScript rodar no lado do servidor, se você fosse um desenvolvedor frontend você trabalharia quase que exclusivamente em tecnologias de navegador web. Suas linguagens seriam HTML, CSS, e JavaScript. Você dificilmente teria que conectar um banco de dados ou criar uma API.
Hoje em dia, desenvolvedores frontend são frequentemente requisitados a ser o que tradicionalmente significava ser fullstack. Eles não são responsáveis apenas pelo frontend (ou interface do usuário), mas também por servir esse frontend, gerir o estado da aplicação, e conectar com os serviços de backend. Por isso o fato de muitos deles não possuírem experiência com design visual ou até mesmo com CSS (uma tecnologia que é essencialmente frontend). Eles agora são responsáveis por demasiadas coisas.
Pessoalmente, eu gostaria que o termo frontend não tivesse mudado e, ao invés disso, usar Engenheiro JavaScript para descrever cargos que usam JavaScript no navegador e servidor, pois isso descreve com mais precisão o que esses engenheiros estão fazendo.
Mais sobre este tópico
Design de Sistemas
Eu gostaria primeiramente de admitir que não me vejo tendo experiência em design de sistemas, exceto na minha experiência em sistemas de design, quando frequentemente preciso conectar partes para criar um sistema maior. Esse é o básico do papel de um engenheiro com habilidades em design de sistemas. Esses engenheiros estão fazendo decisões de como um banco de dados deve conectar ao servidor, quantos balanceadores de carga são necessários para o tráfego web, como implementar um código de um repositório em diferentes ambientes ou talvez simplesmente criar uma API para um componente.
Um engenheiro criando um sistema estará pegando peças para criar algo maior. O processo de decisão e movimentação das peças é um design de sistema. Decidir qual método usar para iterar sobre um array pode ser considerado design de sistema (desempenho x legibilidade do código).
Eu não acredito que haja muitos cargos focados somente em design de sistemas, exceto cargos que incluem a palavra “arquiteto”. Como o nome sugere, um arquiteto projeta a construção, mas outras pessoas seguem o projeto e constroem a estrutura. No mundo da tecnologia, arquitetos são engenheiros sênios que criam projetos para que engenheiros juniors aprendam e programem usando estes projetos.
Mais sobre Design de Sistemas
Aprendizados
Sistema de Design é um foco que alguns designers, engenheriros e outros parceiros entregam a seus pares em forma de diretrizes, componentes e outros recursos. Design de Sistema é uma habilidade que engenheiros devem possuir quando conectam diferentes tecnologias.
A pessoa que cria o sistema qual designers e desenvolvedores usam os mesmos recursos e tecnologias pode ser chamada de Designer de Sistema. Entretanto, a pessoa trabalhando sobre um Sistema de Design pode não ser a pessoa a criá-lo. Eles podem apenas estar fazendo adições ou mudanças. Essas pessoas podem ser engenheiros listados nas funções acima, pesquisadores, redatores e outros parceiros. São exemplos de pessoas com função dentro de um Sistema de Design, mas que não são Designers de Sistema.
Eu espero que isso ajude pessoas de fora da comunidade de Sistemas de Design a entenderem melhor o uso de Design e de Sistema no que diz respeito ao nosso trabalho.
Sistemas de design e design de sistemas — qual é a diferença? was originally published in UX Collective 🇧🇷 on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.
from UX Collective 🇧🇷 - Medium https://ift.tt/2UDvf7T
via IFTTT
Comments
Post a Comment