Estes são os livros que considero essenciais para qualquer profissional que deseja entrar — ou acelerar seu desenvolvimento — no universo de produtos digitais.
Muita gente que deseja entrar no mercado de trabalho ou se desenvolver como Product Manager me faz algumas perguntas do tipo:
- Como entender melhor o universo de produto e as competências necessárias para se tornar um PM?
- O que separa um bom PM de um PM ruim ou apenas médio?
- Por onde começo? Faço um curso? Qual?
A disciplina (se é que podemos chamar de disciplina no sentido mais puro do conceito) de Gestão de Produtos Digitais é super inclusiva, isto é, aceita pessoas de diferentes áreas, formações e experiências profissionais — o que é bom e perigoso ao mesmo tempo. A gestão de produtos não é baseada em nenhuma escola formal (não existe faculdade de Product Management, como existem escolas de Design, Engenharia ou Ciências da Computação). Por isso não existe uma "ementa" básica do que estudar pra ser um bom profissional.
Além disso a Gestão de Produtos é essencialmente técnica — teoria não adianta absolutamente nada se você não aplicar na prática e entender as variantes dos modelos e entender o que dá certo e errado em cada contexto. É só aí que você vai conseguir formar massa crítica para se tornar um(a) bom(a) PM.
Existem cursos bons no Brasil (eu recomendo fortemente a Tera). Mas minha recomendação é que, mesmo que você entre em algum curso ou bootcamp, leia os livros dessa biblioteca listada aqui. Dado que a maioria dos cursos são baseados nos processos e frameworks que esses livros apresentam, fica muito mais fácil assimilar se você entende o contexto/racional por trás de cada coisa.
Nesta lista, que não tem a intenção de ser completa ou extensa, coloco alguns livros que me ajudaram muito nos desafios do dia-a-dia em produto. Desde entender como validar uma hipótese de produto/feature até como conversar com designers e desenvolvedores — passando por como usar dados pra tomar decisões mais informadas e definir melhores estratégias.
Product Management in Practice, de Matt Lemay.
Por que está na lista: primeiro de tudo, pra entender o papel de um PM eu prefiro este livro do que o Inspired (que vem logo a seguir na lista). Ele desconstrói aquela visão tradicional de que o PM está entre Tech, Business e Produto, que eu também não concordo em nada. Ao invés disso, ele propõe um modelo de "connective skills" (ou habilidades de conexão, numa tradução livre). Elas são: habilidade de comunicação entre dores de usuários e clientes com objetivos de negócio e dos stakeholders; organização dos times pra alavancar colaboração, pesquisa de ideias e tendências e habilidade para executar a estratégia.
Inspired, de Marty Cagan (SVPG)
Por que está na lista: recomendado por 95% dos PMs, é seguro dizer que é o guia definitivo (até agora) sobre Gestão de Produtos Digitais. Escrito por Marty Cagan, uma das figuras mais representativas da área no mundo; foi do time que construiu Netscape e Ebay, na época que ainda se usava floppy disc. O livro se propõe a apresentar um framework para a gestão "moderna" de produtos digitais, no qual times são totalmente autônomos e produto/design/tech colaboram para descobrir oportunidades, validá-las com dados reais de mercado e construir apenas o que precisa ser construído — o que hoje chamamos amplamente de Product Discovery. Cagan é contra roadmaps tradicionais (o que eu também sou) e propõe uma alternativa, com o objetivo de construir o necessário para mitigar os principais riscos de um produto — que ele divide entre risco de valor, usabilidade, factibilidade/execução e viabilidade de negócio. Essa abordagem faz muito sentido pra mim e costumo usá-la no meu dia-a-dia, por entrega mais valor do que a abordagem mais tradicional (outputs vs. outcomes).
Startup: Manual do Empreendedor: de Steve Blank e Bob Dorf
Por que está na lista: foi meu livro de cabeceira durante alguns anos e o primeiro livro que eu costumo recomendar pra quem trabalha comigo. Pra mim é a melhor compilação de conceitos e métodos sobre Lean Product Development (ou Lean Customer Delevopment). Se você já leu A Startup Enxuta, esqueça tudo o que aprendeu e começe a ler esse livro com a cabeça aberta. Tudo o que você precisa saber sobre MVPs, experimentos, definição de hipóteses, mensuração e canais de distribuição está aqui. Vale, contudo, preparação prévia, pois ele é um livro denso e muitas vezes difícil de ler — mas vai fazer a diferença no seu trabalho.
High Output Management, de Andrew Grove
Por que está na lista: todos os conceitos básicos sobre negócios modernos que você precisa saber, estão neste pequeno livro, lançado lá em 1983. Escrito por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, ele apresenta conceitos básicos e super interessantes sobre gestão de empresas modernas (totalmente aplicáveis para a nossa realidade de produtos): métricas de entrada e métricas de saída, a importância de entender as de negócio como forma de atingir resultados de maneira mais eficaz, além do conceito de métrica de tração e métrica de qualidade — e como as duas são importantes pra se entender o todo. Além disso, o livro é um dos precursores ao falar de modelos híbridos de organização — no qual a gestão por missão é tão importante quanto a gestão por função.
Radical Focus, de Cristina Wodtke
Por que está na lista: é o livro mais divertido sobre OKRs que você vai ler. A primeira metade do livro mostra uma história fictícia, de Hanna e Jack, que vão perdendo foco ao longo do planejamento de um novo produto e isso os leva a tomarem decisões muito ruins para seu projeto. A segunda metade do livro apresenta a metodologia de OKRs (Objectives and Key Results) de maneira bem didática.
Crossing the Chasm, de Geoffrey A. Moore
Por que está na lista: poderia citar o fato de ter vendido um milhão de cópias, mas se esse fosse meu critério de escolha, entraríamos numa seara perigosa 👀. Por isso, minha recomendação está no fato de que se você quer entender como funciona o ciclo de vida de um produto de tecnologia (e você precisa saber disso, vai por mim), você tem que ler este livro. Ele apresenta em detalhe como é o processo de adoção de um produto em suas diferentes fases por diferentes públicos: innovators, os famosos early adopters (tão mal interpretados nos dias de hoje), early majority, late majority e laggards. E apresenta duas "rachaduras" no processo: quando o valor de um novo produto não consegue ser transmitido para uma parcela significativa do mercado (early majority). A segunda rachadura é na transformação de um produto que já é mainstream para um público ainda mais amplo (late majority), normalmente menos fiel e muitas vezes desproporcionalmente exigente.
Lean Analytics, de Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz
Por que está na lista: é até hoje meu livro de referência sobre métricas para produtos digitais. Além de conceitualmente interessante, ele traz propostas de como mensurar o sucesso de produtos por setor de atuação. Cada tipo de produto tem uma proposta de deck de métricas, com uma discussão bem profunda sobre sua utilização e pontos de atenção. Além disso, o Alistair Croll é um dos meus autores favoritos sobre inovação em modelos de negócio. O blog dele, Tilt the Windmill, tem alguns dos textos mais legais que já li na interweb.
Menções honrosas para:
- Predictable Revenue, pra entender sobre máquina de vendas B2B
- Hooked, para entender como criar produtos que formem e mudem comportamentos
- Lean Customer Development, para entender como startups e empresas grandes podem testar novas ideias com pouco ou nenhum código
- Validating Product Ideas, idem
- Universal Principles of Design, para entender conceitos básicos de Design e conseguir ter uma conversa mais alinhada com designers e pessoas de UX
- Running Lean, para entender como planejar um processo que permita iterar modelos de negócio de maneira flexível
- Escaping the Build Trap, para aprofundar conhecimentos sobre Product Discovery
Além disso, recomendo qualquer coisa que você puder ler ou assistir sobre desconstrução de estereótipos e valores tradicionais. Num mercado cada vez mais inclusivo (porém ainda longe, bem longe do ideal), um(a) PM precisa entender e acolher diferenças da melhor maneira, sejam elas quais forem. Isso já não é opcional, para qualquer profissional de produto.
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