Imagem de um escritório com uma cadeira vaga, mostrando que o UX Designer pode ocupar sim uma cargo de líder de produto.
O UX Designer pode ocupar sim uma cargo de líder de produto.

Um título chamativo, como este, vem sempre com um texto polêmico, mas este artigo vem com um outro propósito e explicarei o porque. Como passei por isso, posso falar com propriedade e UX designers, está na hora de desapegar de seu sketch/figma e olhar realmente seu produto e entregá-lo com maestria de ponta a ponta!

“Product management is about insights and judgment, both of which require a sharp mind. Hard work is also necessary, but for this job, it is not sufficient.” Marty Cagan, Inspired: How To Create Products Customers Love

A menção ao livro do Marty Cagan, cabeceira de cama de muitos líderes, é justamente para mostrar que existe uma correlação entre Product Managers e UX Designers.

O Product Manager é a pessoa que é focada em ajudar o time/empresa a entregar o produto certo para seus usuários. E o UX Designer é a pessoa que resolve problemas afim de entregar o melhor produto com a melhor experiência para seus usuários.

Homem se questionando sobre uma interessante coincidência.
Que coincidência hein?!

Mas esta coincidência é o ponto chave para eu falar um pouco mais sobre os papéis e defender a tese que os UX Designers serão (e já são) os próximos Product Managers das empresas.

O PM, abreviação de Product Manager, possui algumas funções como:

  • olhar benchmarks;
  • entender o mercado do seu produto e clientes;
  • pain points;
  • oportunidades através de pesquisas;
  • roadmap médio/longo prazo;
  • visão do cliente atrelado ao seu produto;
  • pensar na estratégia do produto;
  • análise de dados qualitativos e quantitativos.

Já o UXer, abreviação de UX Designer, possui algumas funções como:

  • ver aspectos do produto;
  • ux research (dados qualitativos e quantitativos);
  • testes de usabilidade;
  • Protótipos;
  • benchmarks;
  • roadmap curto/ médio/ longo prazo;
  • blueprint;
  • pensar na estratégia do produto.

Você pode perceber que os papéis são bem parecidos, mas claro que temos uma diferença nítida em que o PM é focado 100% no negócio e o UX é focado 100% no cliente, ou ao menos deveria. Mas a interligação entre ambos é vista, de uma maneira mais clara, nas imagens abaixo:

A tri force de um PM:

Intersecção do papel de um Product Manager que envolvem: UX, Business e Tech.
Um Product Manager e as três frentes de conhecimento: UX, Negócios e Tenologia

A tri force de um UX:

Intersecção do papel de um UX Designer que envolvem: objetivos de negócio, necessidades dos usuários e Tecnologia.
Um UX Designer e as três frentes de conhecimento: Negócio, Tecnologia e Usuário

Esta dinâmica de trabalho fez com que o UX Design começasse a pensar muito mais nos objetivos do negócio (como na imagem acima), do que somente em entregar apenas a melhor experiência. O UX Designer precisa sair do mundo de Alice e entender e coompreender o que está entregando, além de querer entregar apenas uma interface ou microinteração bonita. O produto final tem que atingir tanto as expectativas do cliente quanto da empresa que está atuando.

Homem comendo algo amargo.
Dói ler isto, né?!

Portanto, o grande “trick” que faz o UX Designer evoluir em sua carreira é pensar e colocar em sua entrega a estratégia do produto, um product book que se adeque e tenha valor para o cliente final e seus stakeholders.

OK, mas ainda não entendi o que tem a ver UX designer em ser o próximo Product Manager?

TUDO!

Conforme a sua evolução, o UX Designer amadurece seu lado estratégico e busca cada vez mais um lugar de relevância na empresa. Assim vemos a migração deste perfil para produtos e atingir uma influência no nível organizacional tão forte, que é capaz de ser a voz determinante da estratégia final da entrega do produto ou de uma feature.

Indiscutivelmente agora, mais do que nunca, o UX Designer está em um relacionamento mais maduro com as equipes de produto e encontra mais equilíbrio entre o que é retorno (de fato) para a empresa e uma boa experiência para o usuário.

O contraponto ideal de saber as duas pontas!

Entendo e acredito que este equilíbrio, entre as necessidades de negócio e do usuário, pode ser feito por um bom Product Manager e quem pode assumir este cargo é o UX Designer. Lógico que tudo depende do que deseja de carreira, mas é um caminho mais que natural por estarmos em uma nova onda de transformação de skills e por ser um bom momento de provar seu valor em um nível de negócios. Uma vez que a maturidade de falar de igual para igual, como líder de produto, é mais que nítido.

Acredite, você é capaz sim! ;)

Quer discutir mais sobre o assunto?

Me encontre no Linkedin - clique aqui

Agende uma mentoria (grátis) comigo - clique aqui

Se você se interessou e quer saber mais do assunto abordado, segue referências:

Livros

The product book - Josh Anon & Carlos González

Inspired: How To Create Products Customers Love - Marty Cagan

Artigos

Afinal o que faz um Product Manager

#4 Cultura de Produto: Product Manager vs Product Owner

What exactly is a Product Manager


Os UX designers são os próximos Product Managers e eu explico o porquê was originally published in UX Collective 🇧🇷 on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.



from UX Collective 🇧🇷 - Medium https://ift.tt/2XLsBx8
via IFTTT